Design: Terra das Ideias
NewsletterRecomende-nosColabore

Destaques

Formação Contínua

«A Afectividade e a Sexualidade»

O Movimento de Educadores Católicos promove uma acção de Formação destinada a Professores dos ensinos básico e secundário com o tema «A afectividade e a sexualidade». As razões da escolha do tema resultam da necessidade de acentuar cada vez mais a componente afectiva da sexualidade, geralmente esquecida na legislação e nas conversas mediáticas sobre a chamada "educação sexual" (e que se deveria designar antes por "Educação da sexualidade". Esta acção insere-se no conjunto de acções de formação que o Movimento de Educadores Católico têm realizado todos os anos com o nome de Jornadas Pedagógicas, que têm contado com afluência de várias centenas de professores.

Como este ano, por dificuldades relacionadas com a mudança de normas e de práticas na formação contínua de Professores, não foi considerado oportuno dar corpo às Jornadas Pedagógicas, o Movimento disponibiliza esta manhã de formação sobre um tema que deve constituir preocupação formativa para todos os professores (e não apenas os da matéria), porque cada professor é sempre um educador da integridade da pessoa humana.

 

Orientadoras:

Ana Gomes, Psicóloga no Estabelecimento Prisional do Porto no âmbito do projecto terapêutico "Unidade Livre de Drogas; Apoio psicoterapêutico aos reclusos do E.P.P." Tem exercido actividade privada na área da Psicologia Clínica (consulta Psicológica, Avaliação Psicológica, Orientação Escolar e Vocacional e Formação); possui Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;

Clementina Ribeiro, Licenciada em Direito e em Ciências Religiosas, com Pós-graduação em Educação especial; possui Mestrado em História e Educação na Faculdade de letras da U.P.; é docente na área de Educação especial e consultora jurídica.

Objectivos:

São objectivos desta acção preparar educadores e professores que, nas diversas áreas, estejam aptos a acompanhar individualmente ou em grupo, crianças, adolescentes e jovens adultos, formando-os através da informação e da formação, na sua autonomia, na relação consigo próprios e na relação com os outros.

O tema será desenvolvido através destes tópicos: A relação entre amor e sexo; a sexualidade juvenil; sexualidade e as novas tecnologias de Informação; o papel dos adultos na sexualidade (a família e a escola).

Local e Data:

O acção realiza-se na manhã de 30 de Junho, sábado, das 9h às 13h, na Casa Diocesana - Seminário de Vilar - Porto R. Arcediago Van Zeller, 50 - 4050-621 Porto • Telefone: 22 605 60 00 / 22 787 01 29, Contactos com Maximina Fontes: 933269544.

In Voz Portucalense | 2007-06-08 | 13:03