Design: Terra das Ideias
NewsletterRecomende-nosColabore

Destaques

Concursos

«A minha escola contra a discriminação»

Venho por este meio dar a conhecer um projecto que realizei com os alunos do 11º ano inscritos à disciplina de EMRC, com o projecto " Novas Sendas"-Trampolim, trabalho directo com crianças de etnia cigana. No dia 5 de Junho estivémos a partilhar com a comunidade educativa a nossa experiência e o grupo de crianças com quem trabalhámos tb esteve presente.

Junto envio algumas imagens algumas imagens do projecto bem como os objectivos e um pequeno resumo do que fomos fazendo com eles ao longo do 2º e 3º período. Beijinhos e bom trabalho.


CONCURSO A NÍVEL NACIONAL "A MINHA ESCOLA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO"  

 ESCOLA SECUNDÁRIA DE JOSÉ ESTÊVAO - AVEIRO

O concurso " A minha escola contra a discriminação" pretende premiar acções levadas a cabo pelos alunos, dentro ou fora das escolas, que privilegiem a informação ou a formação contra a discriminação e o racismo e promovam o diálogo e a cooperação entre as diferentes pessoas e culturas.

Como meio privilegiado de socialização, a Escola tem como missão proporcionar igualdade de oportunidades e educar para os valores do pluralismo e da igualdade entre os povos. A eliminação da discriminação racial constitui parte essencial da educação para os direitos humanos, para o respeito pelos direitos e pelas liberdades individuais na perspectiva da construção de uma cidadania para todos.

Este Concurso poderá servir de mote às práticas que se pretendem promover no combate às situações de discriminação e integra o Programa de Actividades proposto pela Estrutura de Missão para o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para todos e Todas (EMAEIOT) previsto para a celebração do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos e Todas, em 2007.

No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, os alunos inscritos, do 11ºB e 11ºH, resolveram participar no Concurso, aceitando o repto lançado pela professora da disciplina, Teresa Grancho.

Ausentaram-se da escola com a professora de EMRC, à terça-feira, na hora da aula, pelas 15h até às 16.30, dirigindo-se ao Projecto " Novas Sendas"- trabalho com crianças de etnia cigana, em Taboeira, durante o 2º e 3º período.

  • Numa primeira fase (17/04/07), fomos  conhecer o espaço onde se desenvolve o projecto e conhecer também as crianças que fazem parte do mesmo. De seguida, fizemos entrevistas previamente trabalhadas em situação de aula e realizadas individualmente às crianças. Enquanto eram feitas as entrevistas, outros alunos estavam na parte exterior a realizar alguns jogos tradicionais com as crianças: jogo de tracção com uma corda, formando equipas; tentar apanhar o máximo de rebuçados escondidos num prato com farinha e dança de pares com uma pêra na testa, as mãos atrás das costas de forma a não deixar cair o fruto.
  • Na semana seguinte (24/04/07), propusemos a realização de um painel: Foi colocado no exterior da sala, no chão, papel de cenário e frascos com tintas e pincéis. As crianças colocaram-se à volta daquele e começaram a pintar com a sugestão de que tudo o que pintassem deveria ser para elas o que considerassem mais bonito, belo, divertido e que lhes fizesse sentir bem.
  • No dia 1/05/07, foi feriado e por isso, não fomos ao projecto.
  • Na semana seguinte (8/05/07), propusemos a realização de um origami( arte de dobrar papel): construção de um pássaro da felicidade. Todos realizaram a actividade e, no final, fizemos um móbil em conjunto.
  • No dia 15/05/07, a proposta de actividade foi a dança: os alunos do 11º ano apresentaram a valsa e ensinaram os passos base e as crianças ciganas apresentaram a música cigana e a dança respectiva e todos tentámos dançar.
  • No dia 22/05/07, fomos conhecer dois acampamentos de ciganos, na zona de Taboeira- familiares das crianças do projecto com quem fomos trabalhando e convivendo. Fomos bem recebidos;  fomos apresentados como elementos que estão a desenvolver actividades com os seus filhos.
  • No dia 29/05/07, ficámos na nossa escola a realizar os relatórios e a preparar a actividade da semana seguinte: a vinda do grupo de etnia cigana à nossa escola e partilhar com a nossa comunidade escolar o que fomos desenvolvendo ao longo deste curto tempo, bem como a apresentação do projecto " Novas Sendas".
  • No dia 5/05/07, deu-se a apresentação à comunidade escolar da Escola Secundária de José Estêvão, pelas 15 horas, do trabalho desenvolvido pelos alunos com o Projecto " Novas Sendas".

A grande preocupação de participação neste concurso, para além dos conhecimentos que fomos adquirindo relativamente a esta temática , foi o de proporcionar e contribuir para a formação integral dos jovens alunos; contribuir para que conheçam outras formas de estar em sociedade, colaborando como voluntários e desenvolvendo projectos para se poderem sentir felizes...não só na realização profissional, como também afectiva, sócio-caritativa e humana.

Sentimos que foi muito pouco o tempo que tivemos com esta realidade mas as portas ficaram abertas para que possamos dar continuidade a esta forma de ser escola.

Obrigado a todos: à nossa escola, ao projecto Novas Sendas", às crianças e educadoras que nos ajudaram a ver outra realidade e a enriquecermo-nos como pessoas.

Prof. Teresa Grancho | Aveiro | 2007-06-11 | 13:31:26