Design: Terra das Ideias
NewsletterRecomende-nosColabore

Destaques

Actividades de EMRC - Escolas

Prevenção das Toxicodependências - Marinha Grande

Encontros na Esc. Sec./3 Pinhal do Rei, Marinha Grande

  • Porque vivemos num mundo em que parece que toda a gente já tem acesso à informação, mas muitas vezes não lhe é dado o tratamento mais correcto!
  • Porque, por vezes, a informação que chega aos nossos alunos já vem deturpada, ou então é mal utilizada!
  • Porque vivemos numa sociedade em que, passo a expressão, todos falam, falam, falam, mas de edificante muito pouco se diz!
  • Porque nem tudo o que se ouve sobre as toxicodependências é verdadeiro ou correcto!
  • Porque é importante apostar em derrubar barreiras, medos e mitos!
  • Porque, numa sociedade onde toda a gente parece andar com um ritmo alucinante... por vezes é importante parar, criar espaços de diálogo e reflectir em conjunto!

Por todas estas razões e outras tantas...

Continua a ser necessário investir numa prática educativa que aposte em esclarecer os nossos alunos, tornando-os seres actuantes, mais responsáveis pelos seus actos e decisões ao longo da vida e mais envolvidos e empenhados em causas pessoais e sociais.

Foi a pensar em tudo isto que no dia 4 de Maio, na Escola Secundária/3 de Pinhal do Rei, na Marinha Grande, a disciplina de EMRC dinamizou dois encontros sobre Prevenção das Toxicodependências.

Os encontros tiveram a presença de duas técnicas especializadas da Unidade de Prevenção de Leiria, do Instituto da Droga e da Toxicodependência, que procuraram fazer prevenção, informar, partilhar experiências suas no terreno, esclarecer dúvidas, mas acima de tudo, ouvir os alunos e dar-lhes o espaço e o lugar que é seu por direito. A sua intervenção contou também com uma apresentação em formato PowerPoint e com a distribuição de flyers informativos.

Nos encontros participaram os alunos dos 8º, 9º e 10º anos de EMRC, bem como outros alunos e professores convidados. No intervalo todos assistiram a uma actuação de HIP-HOP, a cargo de dois alunos do 8ºA, o Fábio e o Pedro, que contagiaram todos com o seu ritmo e com a potencialidade da mensagem das suas letras, que falam dos jovens, das suas preocupações e medos, mas também do seu empenhamento social.

Foi, sem dúvida, uma actividade a repetir!!!

Prof. Dora Pita Neves | Marinha Grande | 2007-05-29 | 12:17:02