Design: Terra das Ideias
NewsletterRecomende-nosColabore

Destaques

Actividades de EMRC - Escolas

Escola Missionária em Castro Verde

Venho por este meio na qualidade de professor de EMRC na escola secundária de castro verde partilhar com todos os que caminham neste barco, a actividade que se desenvolveu na minha escola neste ano. Espero em quanto professor contribuir com algo positivo nesta ‘luta' de evangelização...

O projecto "Escola Missionária" surgiu no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e da sua transversalidade no que respeita às competências gerais para o Ensino Básico e Secundário.

Procurámos, com a realização deste trabalho uma linha condutora, reflexiva e consequentemente, prática da nossa acção como docentes e alunos da Escola Secundária com 3º Ciclo de Castro Verde.

O processo construtivo do ser humano não é passivo, está imbuído da mutação constante do mundo, da vida, da história, dos valores e das crenças de um povo. Vivências diferentes originam diferentes formas de ser. Uma cultura abrangente proporciona uma percepção da realidade mais rica, informada e sensível, perante si e perante o(s) outro(s). É neste contexto que surgiu a ideia de estabelecer um intercâmbio cultural efectivo e de entreajuda entre a Nossa Escola e a Escola Salesiana de S. Vicente em Cabo Verde.

Com esta parceria pretendemos dar a conhecer aos alunos duas realidades diferenciadas. É nestas que assentará a ponte com a qual tencionamos ligar estes dois mundos tão distintos a nível geográfico/paisagístico, social, económico e, obviamente cultural... Quando este cenário se ergue, inúmeras coisas há a aprender e a compreender, tornando cada ser, com as vivências apreendidas, mais rico e mais sábio em relação a si e ao outro. Nesta sequência, os nossos alunos sentem-se mais capacitados para enfrentar a era da globalização!

Este projecto é e será sempre uma referência nas nossas vidas!

Prof. Luís Brissos | Castro Verde | 2007-05-26 | 09:55:05

Viagem rumo à amizade, à partilha, à cooperação, à entre-ajuda, à humildade, viagem rumo a um sítio onde a bondade, a simpatia e a genuinidade das gentes são elevadas ao mais alto expoente, assim foi a nossa viagem rumo a Cabo Verde. Um destino onde encontrámos de tudo, tomámos contacto com a realidade social de vários sítios, estabelecemos laços com as pessoas e sentimos que, no final de tudo, a nossa presença ali fazia sentido e tinha valido a pena todo o esforço.

Foram doze dias de partilha de experiências, de valores, de conhecimentos, doze dias em que enriquecemos muito graças ao extraordinário contacto com todos aqueles que tão bem nos receberam e nos acolheram na sua casa. Cada dia era um dia diferente, 24 horas vividas intensamente, cada momento apreciado como se fosse o último.

No final da nossa viagem, deixámos muitas saudades e deixámos escapar, juntamente com algumas lágrimas, o nosso desejo íntimo de lá regressar. Foi uma experiência enriquecedora e única, da qual nos recordamos com muita saudade e que ocupa um cantinho muito especial nos nossos corações.

Marta Cotovio (aluna de 12º ano - EMRC) | Castro Verde | 2007-05-26 | 09:54:37