Design: Terra das Ideias
NewsletterRecomende-nosColabore

Destaques

Encontro de Alunos de EMRC

De mão dadas...

Estávamos entusiasmados.

De todos os lados sentíamos e víamos a chegada de muitas crianças acompanhadas pelos seus professores, auxiliares de acção educativa e alguns pais (muitos), para participar no 8º Encontro Nacional Inter-escolas do 1º Ciclo, no passado dia 4 de Maio de 2007.

O tema deste ano propunha-se fazer uma caminhada de mãos dadas entre a Escola e a Família. Na mensagem "Família e Escolas de Mãos Dadas" estava tudo. O sorriso das crianças quando chegam à escola e esperam que alguém as acolha, o desejo desenfreado de realizar as tarefas que haviam sido programadas no dia anterior, a ansiedade de mostrar os trabalhos de casa, as pequenas zangas que tiveram com os irmãos e amigos... enfim, a alegria de juntos, família e escolas, partilharmos afectos e darmos as mãos.

Tudo foi preparado ao pormenor.

A divulgação junto das escolas, o receber das inscrições, a Celebração e a parte cultural/recreativa.

Numa manhã que começou um pouco chuvosa começam a chegar as primeiras escolas e surge a pergunta: será que vamos para a capelinha das Aparições fazer a Celebração? É claro que vamos. A Virgem Maria está à nossa espera. Mais e mais escolas vão chegando e o recinto do Santuário de Fátima começa a ficar repleto.

A Celebração foi presidida por D. António Marcelino, membro da CEEC que faz o convite a todos os presentes para que se unam em oração a Nossa Senhora. Na reflexão ao Evangelho, mostrou-lhes igualmente a "...preocupação que os Pais de Jesus tiveram quando deram conta que não ia com eles na caravana. O mesmo se passa com os vossos pais e professores. Todos vos querem bem e ajudar-vos a crescer vivendo os valores do perdão, da paz, da solidariedade, da gratidão e esperança, do diálogo e amizade, da verdade, do respeito e da liberdade."

Após um breve momento de envio em que algumas crianças distribuíram por todos quantos circulavam no recinto, um pequeno marcador com o poema que deu o mote ao Encontro e os Direitos das Crianças, todos foram partilhar o farnel que traziam.

Na parte da tarde, e já no Centro Paulo VI passámos momentos agradáveis com a actuação do Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico que encenou a peça "O Quarto dos Brinquedos". Houve ainda a participação do Colégio "Queen Elizabeth" de Lisboa, que apresentou um breve sketch realçando o encontro com o passado e o futuro no diálogo com o "Velho" de Mafalda Veiga; o grupo musical "Paz Inquieta" garantiu, juntamente com toda a EN o suporte musical do Encontro.

Sentimos que valeu a pena. As mensagens de incentivo, o ouvir por diversas vezes "para o ano cá estaremos", levam-nas a concluir que, apesar de em muitas escolas do 1º ciclo do país a disciplina de EMRC se encontrar "fora" do currículo por não haver espaço e tempo para que ela seja dada, o desafio lançado vai ao encontro das expectativas dessas mesmas escolas, porque acreditam que se abandonarmos esta abordagem educativa e cultural do facto religioso e, em particular do facto religioso judeu-cristão, não estarão a cumprir integralmente o projecto educativo e cultural da própria escola.

Todos sabemos da importância desta disciplina na formação integral do aluno enquanto pessoa. Sabemos igualmente que esta nossa aposta tem em vista ser um suporte para que nos ciclos seguintes haja uma adesão à inscrição dos alunos em EMRC.

Os cerca de 3000 Alunos e 700 Professores com os auxiliares de Acção Educativa serão sempre o garante para que possamos oferecer esta proposta de Actividades às Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

João Ferraz | Lamego | 2007-05-29 | 09:40:15