Design: Terra das Ideias
NewsletterRecomende-nosColabore

Destaques

Encontro de Alunos de EMRC

Escolher Moral é ser radical

Grito de alegria de milhares de Alunos de EMRC da Diocese do Porto

Cerca de catorze mil alunos da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, das Escolas da área da Diocese do Porto, participaram em mais um Encontro, que teve lugar no Parque da Cidade do Porto, no passado dia 25 de Maio de 2007.

Uma vez que a «tradição» destes Encontros vai ganhando corpo e tende, por isso, a aumentar desmesuradamente o número de participantes, este ano a Organização procurou «moderar a avalanche» de inscrições, com uma pequena contribuição dos alunos. Apesar da ameaça da chuva, a procissão de autocarros em direcção ao Parque da Cidade, era interminável e a entrada, alegre, serena e ordenada, dos alunos, transformaram o Parque de recreio, num verdadeiro «sítio» da «malta de Moral».

Mais organizado, com mais segurança, mais divertimentos, e sem qualquer desacato, este V Encontro de Alunos de EMRC foi promovido pelo Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) e coordenado, eficazmente, por António Madureira, professor de EMRC, requisitado no SNEC e colaborador do SDEIE. Este, além de cuidar previamente da complexa logística do evento, prestou-se a acolher, reconhecer, chamar pelo nome e enviar, grupo a grupo, para o Parque da Cidade. E não eram poucos, pois a multidão de alunos, que ali afluía, era proveniente de 116 Escolas, que fizeram acompanhar os seus alunos, com professores de EMRC e de outras Disciplinas, num total aproximado de mil e sessenta. Com a ajuda de José Pedro Negrão, vocalista dos «Paz Inquieta», a recepção servia para gravar no coração o mote do encontro: «escolher Moral é ser radical».

Pelo vasto Parque, onde não faltavam os agentes de primeiros socorros e segurança, os alunos puderam saltar, dançar, brincar, jogar, praticar desportos, amassar os insufláveis, romper a relva, olhar o mar, até mesmo vibrar com os «Expensive Soul» no Concerto da tarde.

Com esta «festa» o SDEIE pretende conhecer e reconhecer os jovens alunos, que testemunham a radicalidade do seguimento de Jesus, ao preferir a Disciplina de EMRC a uma hora livre, da sua vida escolar.

Uma palavra de especial gratidão e reconhecimento merece a Câmara Municipal do Porto, que deu a este Encontro, um apoio fantástico; fez-se mesmo representar no encontro, através da pelo seu Vice-Presidente, Dr. Álvaro Castelo Branco, acompanhado do seu Adjunto, Sr. Manuel Gonçalves e do Director do Parque da Cidade, Engenheiro Francisco Sendas. Ali testemunharam o seu espanto e apreço pela dimensão e elevação do evento, pedindo registos fotográficos do mesmo. Em nome da Diocese, marcou presença, em todo o dia, o Director do Secretariado, Pe. João Ribeiro.

Concluído o encontro, começou então a «chuva» de telefonemas, de professores e alunos, a agradecer ao Coordenador do Encontro a dádiva de um dia «radicalmente» diferente, marcado pela festa, pela vida, pela cor, enfim, numa espécie de antecipação de Pentecostes, onde não foi preciso o vinho ou o álcool, para experimentar o entusiasmo, a alegria e a beleza de ser cristão. Mais, pelo testemunho do que pelo enunciado, os alunos deram razão às razões daquele dia: «escolher moral, é ser radical».

A.G. | Porto | 2007-05-31 | 22:39:24


Visualize algumas fotos do encontro:   Foto 1  |   Foto 2  |  Foto 3  |  Foto 4